sexta-feira, 8 de julho de 2011

AS NOSSAS ORIGENS AMERÍNDIAS.

AS NOSSAS ORIGENS AMERÍNDIAS.
Ao descrever esta ânsia, o Homo Sapiens surgiu na África à cerca de 1 milhão de anos e lá iniciado sua lenta migração por caminhos rumo norte, estes povoadores nômades seguiram o deslocamento das manadas de animais, espalhando-se em ondas migratórias sucessivas por todo mundo e o continente Americano. As evidências antigas da presença e a dispersão do homem nas Américas são em sua maioria, restos de fogueiras, artefatos de pedras lascadas (raspadores, pontas de flechas e facas) e cacos de cerâmicas. Hoje em dia é aceito no meio cientifico que os primeiros moradores da América chegaram a aproximadamente 40 mil anos, tendo sua origem no continente africano.
Quanto ao caminho tomado pelo “homem pré-histórico” (ver figura 01) para alcançar a América há duas hipóteses:
1.Através do Oceano Pacífico e da Antártida (australiano e malaio-polinésios). A seqüência de ilhas e arquipélagos no Pacífico e entre a Tasmânia e a terra do fogo teria sido utilizada como caminho natural para o ingresso do homem pré-histórico na América do Sul.
2. Que eles chegaram ao continente pelo estreito de Bering, entre a Sibéria e o Alasca, em épocas distintas, iniciando-se a imigração há 35.000 anos. Entre 35 e 12 mil anos do presente, a glaciação Wisconsin teria feito, por intervalos, o mar descer a uns 50 metros abaixo do nível atual.
Mas entre a maioria dos cientistas, historiadores, antropólogos e arqueólogos a hipótese mais aceita origina-se da passagem pelo estreito de Bering (ver figura 02) quando um rebaixamento dos oceanos formou um caminho terrestre que ligava a extremidade da Ásia ao continente Americano.

Com o rebaixamento do nível do mar decorrente do represamento das águas nas grandes geleiras, ficou imersa uma plataforma terrestre que uniu a Ásia á América viabilizando o livre trânsito de grupos humanos e de animais de um continente para o outro (CIÊNCIA HOJE, 2007, p.11).
Salienta-se que todos os povoadores iniciais do continente americano vieram de fora, de outros continentes. No entanto, há uma certeza, aqueles povoadores iniciais, mongólicos e negróides, não eram Europeus, nem vieram do Atlântico, tal como os viageiros mercantilistas ibéricos nos tempos modernos.
Entretanto, os primeiros caçador-descobridores vieram do velho continente pelos confins da Ásia e pelas águas do Pacífico. Sabe-se muito pouco sobre estas primeiras criaturas que chegaram ao Brasil, vindos do Norte da América, mais possivelmente sempre seguiam os caminhos próximos aos cursos dos rios e de novas reservas alimentares.
[...] lentamente estes homens primitivos, vagando em pequenos grupos pelo território em busca de alimentos [...]. Este longo caminhar não foi uniforme, grandes barreiras naturais, como as montanhas rochosas e as cordilheiras dos Andes, represaram longamente o povoamento. [...] Espalhando-se assim, convivendo por vezes com animais terríveis e bruscas mudanças climáticas, o homem teria levado perto de 30 mil anos para percorrer a distância que separa o Alasca da Patagônia, tornando inteiramente habitado o imenso continente que 20 mil anos depois seria chamado de América (A NOTÍCIA, 2000, p.2).
A procedência dos primeiros habitantes do Continente e o momento em que se deu a imigração têm sido respondidos, neste século, a partir de hipóteses formuladas por inúmeros cientistas, dentre os quais historiadores, arqueólogos, biólogos e antropólogos.
Entretanto, no Brasil, a maior evidencia da presença humana alem de fogueiras, pontas de projéteis e arte rupestre; é um crânio humano, o mais antigo já encontrado na América, proveniente de Lagoa Santa - MG e chamado com o nome de Luzia. O crânio é de uma mulher e tem cerca de 11.680 anos A.P.
Segundo André Prous; ‘Entre 8.000 e 11.000 anos BP, o homem já estava instalado em grande parte do território brasileiro, e vestígios dele são encontrados nas regiões mais diversas, excluindo a Amazônia (1992, p.145).
Neste sentido, os primeiros habitantes do nosso continente são os ameríndios. O que é incorreto é afirmar ou falar em povos pré-colombianos porque tal afirmação pressupõe que Colombo é um marco. Até podemos considera-lo como marco, mas no sentido de ter trazido ou introduzido a cultura européia para cá, mas já existiam culturas, civilizações no novo continente, e até com um grau maior de tecnologia do que os europeus em termo de contabilidade, astronomia e de domínio de produção agrícola.
Entretanto quanto mais e pesquisa, mais se descobre. Pois todas as datações são feitas através de carbono 14, que capta cada matéria viva, não importa se vegetal ou animal enquanto vivo absorve a radiação solar. Então quando deixa de viver, ele deixa de absorver a radiação.
Sobre a América portuguesa e espanhola, os primeiros pesquisadores foram os padres jesuítas, que no processo de colonização das Américas, a Igreja se preocupou em tentar identificar quem eram esses povos povoadores, fazendo estudos detalhados sobre a vida e o cotidiano, bem como os primeiros a recolher material arqueológico.
Se nós buscarmos o raciocínio inicial de que, todos tem a sua origem a América do Norte através do Estreito de Bering (tese mais aceita por pesquisadores), todos os ameríndios deveriam ter ser desenvolvimento cultural, econômico, tecnológico e até a evolução física iguais. Mas no entanto, existem diferenças até gigantescas sobre o tema proposto:Os Maias foram os que se se preocuparam, com a vegetação, agricultura e calendários solares. Na América Central, onde localizava-se está civilização, as condições de sobrevivência eram terríveis, ambiente hostil, solo fraco, relevo irregular, e eles prosperaram cientificamente e tecnologicamente.
Entretanto, o que se relaciona aos nossos indígenas a evolução ficou centrada a pré-história, sem conhecer valores numéricos ou a escrita. Desta forma, analisamos que o Ser Humano é um ser que se adapta muito ao ambiente onde está.
Então os Povos da América do Sul são atrasados?

Humberto Corrêa
Prof:História/Licenciatura e Bacharelado

Nenhum comentário:

Postar um comentário