Curtam estas imagens...Galera do 3º
AS IMAGENS DE CANUDOS
Por Flávio de Barros (1897)
Em 1897, documentou a fase final da campanha de Canudos, no interior da província da Bahia, estando presente à ofensiva final de 1 de outubro e fotografando o cadáver do beato Antonio Conselheiro...
Flávio de Barros viveu o extraordinário privilégio de documentar com uma câmera fotográfica a Guerra de Canudos. Ele é precursor de dezenas de outros fotógrafos que nos anos posteriores também registraram esta epopéia sertaneja.
Flávio chegou a Canudos em 26/09/1897, acompanhando a Divisão de Artilharia Canet...
De suas fotografias originais são conhecidas três coleções que pertencem ao Museu da República, no Rio de Janeiro (72 fotos), ao Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (68 fotos, que desapareceram) e a Casa de Cultura Euclides da Cunha de São José do Rio Pardo (24 fotos).
Agradecemos ao Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional (IPHAN/SR – BA), a cessão das fotos históricas que publicamos a seguir.
Incêndio em Canudos
O Combatente (lado esquerdo da tela) e Os Combatentes (lado direito).
Mulheres e crianças prisioneiras da guerra
Ruínas da Igreja Velha de Santo Antônio
Ruínas da Igreja NovaVista geral de CanudosSoldados e um conselheirista presoVista geral de Monte SantoSepultamento do Capitão Antônio Manuel de Aguiar e Silvacorpo de Antônio Conselheiro (Antonio Vicente Mendes Maciel)
Nenhum comentário:
Postar um comentário