quinta-feira, 19 de maio de 2011

Guerras Punicas

Guerras Púnicas

No século III a.C., Cartago era a principal potência do Ocidente, controlando boa parte do comércio e do território do Mediterrâneo, enquanto Roma era uma província de base agro-pastoril, mas que nos últimos tempos vinha obtendo sucessivas vitórias militares e já chegava a controlar toda a península Itálica. Estava claro que em algum momento as ambições expansionistas das duas iriam se cruzar, e foi o que aconteceu em 264 a.C., quando Messina se viu atacada por siracusanos, aliados de Cartago. Para combatê-los, os messínios pediram ajuda a Roma que devido a sua estratégia militar e por ter conseguido, durante o conflito, ter acesso à tecnologia naval cartaginense, venceu os combates que ficaram conhecidos como Primeira Guerra Púnica. Para se recuperar financeiramente da derrota, os cartagineses conquistaram minas de prata na Espanha, e em um plano audacioso o general púnico Aníbal toma Saguntum, aliada romana. Roma então declara guerra novamente a Cartago. Logo após Aníbal, parte da península Ibérica com um exercito de mercenários e de 37 elefantes, e depois meses de marcha, com sua tropa já bastante defasada pelas intempéries e pelo rigor da caminhada, chega a Bacia do Pó e mesmo assim derrota as forças romanas em três batalhas: Rio Trebia, Tracimeno e Canas, todas grandes demonstrações da genialidade de Aníbal. Roma adotou uma postura defensiva após essas derrotas, não atacando o inimigo e deixando que vagueasse livremente pelo seu território, fazendo assim que a maioria das forças cartagineses, composta principalmente por mercenários, debandasse. Enquanto isso, Roma planejava vingança. O general Cipião II marchou com suas legiões até a Espanha, onde conquistou as principais colônias púnicas, cortando assim a fonte financeira de Cartago. Logo depois, atacou a capital cartaginense superando as forças locais na batalha das grandes planícies. Percebendo a derrota iminente, o governo púnico chamou Aníbal e o resto de suas tropas para lutarem na batalha de Zama na qual, apesar de seus esforços, Roma obteve vitória. Destituídos de suas colônias e de sua frota naval, Cartago se voltou ao cultivo de seu fértil solo e em pouco tempo sua produção de trigo já fazia concorrência aos cereais romanos. Usando como pretexto o ataque cartaginense a Númidia, Roma atacou Cartago e dessa vez sua investida foi devastadora: a cidade foi saqueada, incendiada e sua população escravizada, dando fim ao império fenício e à Terceira Guerra Púnica.
A vitória romana nas Guerras Púnicas, que duraram mais de um século, foi decisiva para o estabelecimento do império, cujo legado persiste até os dias de hoje em muitas áreas do pensamento e do trabalho humano, como na política, na economia, na organização militar e jurídica e até mesmo na área religiosa. Só para se ter uma idéia, a oficialização da Igreja Católica e de muitos de seus fundamentos foi feito pelo governo romano.




http://gguerras.wordpress.com/2007/09/07/19/
Perguntas:

1)(UFAL) Dentre as transformações políticas, econômicas e sociais geradas pela expansão romana na Bacia do Mediterrâneo, têm-se:
a)o fim do trabalho escravo, o domínio político dos plebeus e a grande moralização dos costumes.
b)a disseminação da cultura grega, a concentração da plebe no campo e o enriquecimento da elite patrícia.
c)o aumento do trabalho livre, o domínio político dos militares e o desenvolvimento das atividades agropastoris.
d)grande número de escravos, o predomínio do comércio e o êxodo rural ocasionando o empobrecimento da plebe.
e)o fortalecimento da família, o afluxo de riquezas provenientes das conquistas e a maior concentração populacional nos campos.

2)As Guerras Púnicas foram favoráveis á expansão territorial romana, por que:
a)Roma queria ser o maior país do mundo e se beneficiar com isso.
b)assim estaria no poder e faria tudo o que quisesse com o povo que ali vivia.
c)após as batalhas Roma abriu caminho para dominação das regiões ocidental e oriental.
d)os plebeus lutavam com a idéia de ser nobre e enriquecer para sair da pobreza em que viviam.
e)Cartago tinha solo fértil para plantio e bom comércio para expandir o seu mercado ainda mais.

3)Quem conseguiu vitória em Roma contra Cartago?
a)Alexandre
b)Aníbal
c)Oséias
d)Felipedes
e)Tangencio

Um comentário:

  1. gabaritooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo????????????????????????????????

    ResponderExcluir