sábado, 18 de junho de 2011

ACRE: de Galvez a Chico Mendes

ACRE: de Galvez a Chico Mendes


A história é descontinua já diriam Nietzsche e Foucault. Como agrupar uma sucessão de acontecimentos dispersos e relacioná-los em um único princípio organizador? A regularidade histórica é um efeito de sentido criado pela ideologia. A ideologia se materializa na linguagem, que é inerentemente dialógica. Então, como levar a sério uma história do Acre pasteurizada pela TV Globo e comercializada como entretenimento?
A minissérie “Amazônia: de Galvez a Chico Mendes” escrita pela acreana Glória Perez tem estréia marcada para janeiro de 2007. A novelista pretende contar a história do Acre do processo de anexação do Acre ao Brasil até os empates nos anos 80. Para isso, já convidou os globais José Wiker para interpretar Galvez; Alexandre Borges, para representar Plácido de Castro e Cássio Gabus Mendes, para fazer o papel de Chico Mendes. As gravações começam em breve e contam com cerca de 40 atores e 110 figurantes.
O título da minissérie já nos diz muita coisa. É uma história feita de homens, do início ao fim, de Galvez a Chico Mendes. É uma história feita por heróis - não é uma história da “Revolução Acreana” aos Empates - mas de Galvez a Chico Mendes. É uma história em que o Acre não passa de uma desculpa para se falar da Amazônia e da cobiça internacional pelas suas riquezas – não é Acre, mas Amazônia: de Galvez a Chico Mendes.
É exatamente a cobiça das riquezas da Amazônia que torna o Acre de Galvez verossímil ao de Chico Mendes. Em ambos os casos, a expansão do capitalismo produziu uma catastrófica desigualdade social. Em ambos os casos, o desejo de lucro foi o motor principal. Em ambos os casos, a morte foi banalizada – em Galvez, acreanos mataram índios, índios mataram acreanos, acreanos mataram bolivianos; em Chico Mendes, acreanos mataram acreanos, paulistas mataram acreanos, e acreanos mataram paulistas.
Mas como diz a epígrafe desse artigo, a história do Acre vai ser contada com talento. Talento para mostrar os seringalistas, juntamente com o governo do Amazonas, patrocinando um movimento armado por motivos patrióticos. Talento para mostrar como revolucionário, um movimento que ficou indiferente à semi-escravidão do seringal. Talento para representar o Acre como um grande seringal, totalmente ruralizado, sem vida urbana. Enfim, talento para tornar a história da concentração de renda, do autoritarismo, da chacina e dos desmatamentos, num “lado bonito da história do nosso país”.
No mundo midiático tudo é possível. O Jornalista José Arbex no livro “O jornalismo Canalha” referindo-se à Guerra do Iraque em 2003 assim fala: “como foi possível falsificar as imagens e os cenários de um conflito transmitido ao vivo?”. Ora, se conseguiram fazer essa façanha num fato transmitido “on-line”, que dirá com acontecimentos já empoeirados pelo tempo.
O Acre de Galvez é o mesmo de Neutel Maia. O Acre de Plácido de Castro é o mesmo de Gabino Besouro. O Acre de Chico Mendes é o mesmo de Darly Alves. Como separar o protagonista do antagonista? Ambos contracenam num mesmo palco: o Acre. Então, como fazer com que se orgulhem de um Acre em que viveu Chico Mendes, se nesse mesmo Acre palmilharam dezenas de Darlys.
A mídia é uma máquina de construir sentidos. Sentidos fortemente marcados por relações de poder. Sentidos regrados por uma ordem do discurso que estabelece aquilo que se pode e se deve dizer. Nessas condições, toda história é feita de censuras, pois há seleção, classificação e hierarquização dos acontecimentos. O silêncio nas vozes das personagens e o não-mostrado nas cenas filmadas formam os bastidores desse processo de significação.
Em breve, as cortinas do circo serão abertas e o Brasil inteiro vai se divertir com a história do Acre. O espetáculo será em horário nobre. Pipoca de milho suíço e coca-cola - patrocinadora da seleção brasileira – não podem faltar. O show será o Acre. Morte, traição, patriotismo e triângulo amoroso farão parte do enredo. Nossa, que exótico! A história do Acre é mesma diferente do “resto” do Brasil, não é verdade?
“Acho que vamos mostrar ao Brasil um lado bonito da história do nosso país... Uma história que contada com talento, vai emocionar muita gente” (Extraído do Jornal Pg20 , 07/02/06)

Nenhum comentário:

Postar um comentário