quarta-feira, 22 de junho de 2011

Indicação de Livro Guerra do Contestado

A Guerra do Contestado - conflito armado entre a população cabocla e o poder estadual e federal nos estados do Paraná e Santa Catarina no começo do século XX - foi um dos mais importantes movimentos sociais do país.
Com narrativa ágil e fluente, Walmor Santos recria o universo da época enfocando o aspecto religioso e messiânico do conflito. CONTESTADO acaba de sair da gráfica da Editora
Após 15 anos de pesquisa, Walmor Santos encarou o desafio de redigir um extenso romance sobre um fato histórico que há tempos o fascinava, como escritor catarinense: a Guerra do Contestado, conflito armado entre a população cabocla e o poder estadual e federal nos Estados do Paraná e Santa Catarina no começo do século XX.

Poder da Fé

Na primeira parte de CONTESTADO, com o subtítulo O poder da fé, o autor enfoca o aspecto religioso e messiânico do que afirma ter sido um equivocado conflito entre o catolicismo caboclo e o ortodoxo.
Tendo como pano de fundo um dos mais importantes movimentos sociais do país, a história perpassa da figura histórica do frei Rogério Neuhaus para a personagem ficcional de Marcolino, um menino do mato que se vê dividido entre ser puro como são Francisco ou entregar-se à experiência carnal com Mariana, a caingangue que o enfeitiça.
Ao longo do romance, Walmor Santos arrola os enganos históricos que se deram na chamada Guerra do Contestado: uma guerra inútil, a população vivendo à míngua nos latifúndios da erva-mate, o maquiavélico problema dos limites entre os Estados de Santa Catarina e Paraná, a fundação de cidades santas, a crendice e o misticismo em conflito com a Igreja Católica, a miséria.
Oprimidas e ignorantes, as populações envolvidas buscam, ingenuamente, um modo de fugir da crueza da vida real. Como reação, negam as relações sociais impostas e são impiedosamente massacradas.
Uma das poucas obras que retratam este importante conflito, CONTESTADO vai agradar estudantes, professores e todos aqueles que se interessam pela História do Brasil.

Quem é o autor

Nascido em Santa Catarina e residente em Porto Alegre, o ex-presidente da Associação Gaúcha de Escritores Walmor Santos é proprietário da WS Editor, uma pequena empresa que se dedica a lançar novos escritores e a levá-los às escolas. Autor dedicado aos públicos infantil, juvenil e adulto, teve várias de suas obras premiadas. Em 2001 foi indicado ao Prêmio Jabuti pela novela A noite de todas as noites.
Fonte: Portal de Canoinhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário