quarta-feira, 22 de junho de 2011

Crime e Castigo ( Dostoiévski)

Muito bom...vale a pena a leitura 3 ano.
Crime e Castigo

Esta é uma das maiores obras do escritor russo Feodor Dostoievski que trata sobre os conflitos criados em um jovem estudante após cometer um crime, o assassinato de uma velha usurária, para conseguir dinheiro. Este crime desencadeia uma série de reações no personagem que nos levam a perceber em nós mesmo a fragilidade da sanidade e da consciência.
Raskolnikov, o estudante, muda-se para São Petesburgo para iniciar a faculdade de Medicina, que seria paga com muita dificuldade pela sua família, porém seu espírito recluso e fechado faz com que se afaste cada vez mais dos estudos e passe mais tempo trancafiado no seu quarto ou vagando solitariamente pelas ruas da cidade grande. Suas crises começam a aparecer juntamente com o debate da sua consciência sobre sua estada inútil na cidade, que está sendo custeada pelo trabalho da sua velha mãe e da irmã. Aumentam ainda mais com a descoberta de que a irmã casará com um rico funcionário público odiado por Raskolnikov, motivada apenas por dinheiro e com a justificativa de que seria ajudar o irmão a formar-se médico.
Ao tentar trocar um relógio com uma velha que sobrevivia de trambiques, usando as pessoas em dificuldades financeiras, tem a idéia de matá-la e roubar seu dinheiro, mantido guardado em uma lata debaixo da cama. Após um período de planejamento e preparação, ele põe seu plano em prática, mata a velha mais sua criada e rouba o dinheiro.
O drama se desenvolve agora em cima da culpa que Raskolnikov sente pelo assassinato, com debates internos sobre racionalizações e tentativas de justificar para si mesmo que aquilo foi uma coisa normal. Até que em arroubos de culpa se entrega a um investigador que há muito desconfiava do estudante, justamente por seu comportamento, que transparecia remorso e culpa. Raskolnikov, enfim é condenado e o romance termina com a sua chegada aos campos de prisioneiros da Sibéria onde iria cumprir a pena sentenciada pela sociedade e acalmaria sua consciência, que não lhe dava nem mais um minuto de paz. O livro é considerado como um dos pilares para os estudos da psicanálise, em conjunto com outras obras do mesmo autor.
Fonte(s):
http://pt.shvoong.com/books/3259-crime-c…

Nenhum comentário:

Postar um comentário