sábado, 18 de junho de 2011

Exercicios de Interpretação

01)“Em 1930, o Brasil estava maduro e pronto para alterações em suas lideranças políticas. A Nação brasileira vinha dando, desde 1916 e até mesmo antes, inequívocos sinais de que estava cansada das lideranças oligárquicas que a dirigiam(...).
Percebia-se ainda, uma profunda insatisfação com a incapacidade do governo central em corrigir os males de uma economia agrícola baseada em um único produto – o café – e voltada excessivamente para a exportação”.
CABRAL, João B. P. IN: Gadelha, Marcondes (Org.) Anais da semana Comemorativa da Revolução de 30.

Leia a seguir o Texto 2 abaixo:
“(...) talvez agora seja possível avaliar a força da idéia de revolução de 30 – constituída no interior da luta de classes – como marco divisor da história do Brasil, pelo qual os vencedores julgaram todo o passado, definindo desde o princípio, inclusive, o inimigo que essa revolução abateu: o fantasma da oligarquia. Lugar onde se ocultou a luta de classes, essa memória histórica de um processo político em curso pelo menos desde 1928 dificulta sobremaneira acompanhar o percurso percorrido pelas classes sociais e definir o conjunto dos vencedores da luta (...)”.
DE DECCA, Edgar de. 1930: O Silêncio dos Vencidos. São Paulo: Brasiliense, 1984. p.107
Compare as visões que os textos acima expressam sobre a Revolução de 1930.
Solução
O texto 1 afirma a revolução de 1930 como um conflito das políticas intraoligárquicas isto é, as dissidências ocorridas no interior das oligarquias sem a participação de outros sujeitos sociais como as camadas médias e os trabalhadores.
O texto 2 - Expressa que a revolução de 1930 é resultante da luta de classes. No entanto, a historiografia tradicional silencia sobre este conflito negando a participação dos múltiplos sujeitos sociais na história.


02. Leia os depoimentos abaixo.

Texto 1
"A globalização está multiplicando a riqueza e desencadeando forças produtivas numa escala sem precedentes. Tornou universais valores como a democracia e a liberdade. Envolve diversos processos simultâneos: a difusão internacional da notícia, redes como a internet, o tratamento internacional de temas como meio ambiente e direitos humanos e a imigração econômica global".
Fernando Henrique Cardoso
Texto 2
"(...) O Brasil é produto da expansão do capitalismo europeu do final do século XV. O que está havendo agora é uma aceleração. Isso pode ser destrutivo para o Brasil se o país não administrar sua participação no processo. A globalização é boa para as classes mais favorecidas. As menos favorecidas ficam sujeitas a perder o emprego."
Paulo Nogueira Batista Junior

Compare as idéias sobre o processo de globalização formuladas nos depoimentos acima.

Solução
O depoimento de Fernando Henrique Cardoso expressa a positividade do processo de globalização. São ressaltados o desenvolvimento das forças produtivos, da ciência e da tecnologia, o fortalecimento da democracia e da liberdade. Enquanto Paulo Nogueira Batista apresenta a globalização como um processo de expansão do capital que se iniciou no século XV e que, na conjuntura atual pode ser destrutivo para o Brasil, principalmente para os setores assalariados que estão perdendo seus empregos. E mais, que o Brasil deve se inserir no processo de globalização preservando sua autonomia frente aos organismos internacionais.

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